Era só o que faltava: igreja usa Pokémon Go para atrair jovens

Cartaz convida os jogadores de Pokémon Go a jogar na Catedral São Dimas, em São José dos Campos (SP)Uma igreja de São José dos Campos (a 90 km de São Paulo) inovou e resolveu apostar em um método diferente para atrair jovens para as celebrações religiosas: o Pokémon Go, jogo de realidade ampliada no qual qualquer pessoa, com um aparelho celular, pode “encontrar e capturar” monstrinhos ao se locomover pelas ruas. Para isso, os responsáveis pela Catedral São Dimas desenvolveram uma campanha convidando os jogadores a irem ao local e se comprometendo a divulgar imagens de monstrinhos capturados pelos frequentadores no local.

Isso se tornou possível porque, na praça onde se localiza a igreja, o jogo colocou um “ginásio de treinadores”, local onde “batalhas envolvendo os monstrinhos” são travadas, e também uma Pokestop, espaço no qual os jogadores podem conseguir gratuitamente itens do jogo.

O pároco Rinaldo Roberto de Rezende, responsável pela paróquia, conta que teve a ideia depois de ser procurado por jovens que pediram autorização para “caçar” os monstrinhos no local. Ele também avalia que essa é uma possibilidade que a tecnologia abre e que pode ser utilizada para evangelizar. “Achei que poderia aproveitar o fluxo para atrair jovens para a igreja. Disse a eles que a caçada aos pokémons estava liberada, mas também que, se orassem antes, ela seria ainda melhor.”