Piloto e copiloto possuíam experiência de voo apenas em aeronaves similares ao Cessna 560XL, cuja queda matou Eduardo Campos em 2014. Ambos careciam de treinamentos específicos para o jato, diz Cenipa
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão subordinado à Aeronáutica, divulgou nesta segunda-feira (26), em Brasília, um relatório preliminar sobre o acidente aéreo que levou à morte, em agosto de 2014, o então presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em plena disputa eleitoral. Segundo o Cenipa, tanto o piloto quanto o copiloto do jato Cessna 560XL, cuja queda também vitimou outras seis pessoas em Santos (SP), não tinham formação adequada para conduzir a aeronave.
O relatório, que ainda terá acréscimo de informações antes de sua conclusão, aponta a experiência insuficiente por parte do chefe da tripulação, Marcos Martins, e seu copiloto Geraldo Magela Barbosa. Segundo o responsável pelas investigações do Cenipa, o tenente-coronel aviador Raul de Souza, ambos haviam voado em aviões semelhantes, mas careciam de mais treinamentos específicos para a condução do Cessna.
“Para o comandante transitar de uma aeronave para outra, precisava de um treinamento de diferença. Para o copiloto transitar de uma aeronave para outra, precisava de um curso completo”, sentenciou Raul.Diversas hipóteses para a queda do Cessna surgiram tão logo o acidente ganhou o noticiário. Para o Cenipa, que sinaliza a ocorrência de falha humana, foram descartadas como possíveis causas do acidente a “colisão com a fauna” ou com qualquer outro tipo de elemento aéreo, como os chamados “Vants” (veículos aéreos não tripulados), e a hipótese de “fogo em voo”. Também foi desconsiderada a situação de “aeronave no dorso antes do impacto” – ou seja, como se o avião voasse com o teto para baixo.
“Os dados preliminares indicam que os motores funcionavam perfeitamente”, acrescentou o relatório preliminar, cujos pontos principais foram apresentados em slides à imprensa.
Tenente-coronel aviador demonstra constatações preliminares do Cenipa