O governo da Ucrânia vem adotando uma nova estratégia para renovar a imagem da polícia do país. E uma das medidas vem gerando repercussão online: contratar policiais jovens e fotogênicos.
A polícia ucraniana é conhecida por ser corrupta, e a imagem da corporação se deteriorou ainda mais no ano passado, após policiais participarem dos eventos dramáticos na praça Maidan, em que mais de 100 pessoas foram mortas, antes de o presidente Viktor Yanukovych ser tirado do poder.
Diante disso, o novo governo tem tentado reformar a polícia, mudando seu nome, o uniforme dos oficiais, contratando instrutores americanos e canadenses, demitindo policiais e contratando novos, sendo que um quarto das novas contratações é de mulheres.
Os novos policiais começaram a patrulhar a capital, Kiev, há duas semanas e desde então eles têm virado um sucesso nas mídias sociais, com muita gente compartilhando fotos com os novos recrutas.
As selfies estão sendo postadas em páginas do Facebook como a Nash Kiev (Nossa Kiev) – e acompanhada da hashtag #KyivPolice, que já havia sido usada mais de 3.500 vezes no Twitter.
“O tempo vai dizer se a reforma na polícia vai funcionar ou não. Mas o fato de haver pessoas que genuinamente acreditam no lema ‘servir e proteger’, isso já me deixa muito feliz”, disse a usuária do Facebook Kira Kirilenko.