Arquivo diários:16/05/2017

Henrique Alves e Walter Alves vão rasgar a lista fechada

Resultado de imagem para Henrique alves Walter Alves

O bafafá no PMDB potiguar está grande.. O ex-deputado Henrique Alves e a atual deputado federal Walter Alves estão soltando faíscas.

A labareda vai aumentar se o Congresso Nacional aprovar a famosa lista fechada nas chapas para eleições para deputados federais e estaduais.

Como Henrique Alves é o cacique-mor do PMDB, certamente ele será o primeiro da lista cabendo a segundona vaga para o filho de Garibaldi. Neste caso, o soldado Vasco, disse ao Blog do Primo que o deputado Walter Alves vai pular fora do PMDB, o filhote de Garibaldi Alves vai puxar a mula para o PTB – No partido de Roberto Jefferson ele é o primeiro da lista.

Resta saber se haverá votos suficientes para eleger os dois que estão enrolados na Lava Jato.

Lula processa Veja por capa com Marisa Leticia

Foto: ReproduçãoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva processará a revista Veja pela reportagem de capa da publicação, com a imagem da ex-esposa do petista, Marisa Leticia, morta em fevereiro deste ano.

A capa da semanal traz uma foto em preto e branco da ex-primeira dama, escrito: “Morte dupla”, em referência ao depoimento de Lula ao juiz Sergio Moro, na quarta-feira (10), no qual o ex-presidente atribuiu a Marisa decisões em relação ao apartamento triplex do Guarujá.

Comissão da reforma política adia votação sobre lista fechada em eleições

Iolando Lourenço e Luciano Nascimento – Repórteres da Agência Brasil

Em razão das votações em plenário, a comissão especial da reforma política na Câmara dos Deputados adiou para a próxima semana a apreciação do relatório do deputado Vicente Candido (PT-SP), que trata das mudanças nas regras do sistema em eleições proporcionais (deputados federais, estaduais, distritais e vereadores).

A proposta, que deveria ter sido votada hoje (16), estabelece o sistema de lista fechada pré-ordenada nas eleições de 2018 a 2022. A partir de 2022, será adotado o voto distrital misto, no qual metade dos eleitos virá da lista fechada e a outra metade do sistema distrital.

Pela lista fechada, o partido define uma ordem de preferência de candidatos, e o eleitor vota na legenda. Já o voto distrital é majoritário, ou seja, vence o candidato que levar o maior número de votos no distrito. Este modelo se organiza a partir da divisão do território (país, estado ou município) em circunscrições menores. Cada distrito elege um representante, a partir da apresentação dos candidatos indicados pelos partidos políticos.

Construtora Capuche diz que não conhece teor da delação de Mônica Moura

A empresa Capuche, citada na delação de Mônica Moura como intermediária do recebimento de propina do ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire (ex-PPB), disse que até o momento não conhece “oficialmente os termos das declarações”.

“Estamos à disposição da Justiça para colaborar no que for necessário, mas até o momento não conhecemos oficialmente os termos das declarações”, disse a empresa.

Segundo Mônica Moura, o ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire pagou valores de caixa 2 de sua campanha eleitoral, em 2002, com “salas comerciais”.

Os imóveis, segundo a delatora, pertenciam à Capuche, empresa controlada por um amigo de Fernando Freire.

Freire foi vice-governador na gestão de Garibaldi Alves Filho em 1994 e 1998. Em 2002, ele assumiu o cargo de governador quando Alves Filho renunciou para se candidatar ao Senado. Em 2015, Fernando Freire foi preso na orla de Copacabana, na zona sul do Rio. Condenado por desviar recursos públicos, ele tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e era considerado foragido desde 2014.

O advogado Flaviano Fernandes, do ex-governador Fernando Freire, disse que a defesa vai adotar “apenas a descrição de nos manifestarmos nos autos se existirem autos que venham apurar esse fato, visto que já se encontram prescritos – faz 15 anos”.

Agência Estado

Deputado Rafael Motta reúne 20 prefeitos em Brasília na busca de melhoria para municípios do RN

rafaem mota e prefeitos

O deputado federal Rafael Motta (PSB) programou para esta terça-feira (16) uma agenda para receber os gestores municipais do Rio Grande do Norte, que estão participando da 20ª Marcha dos Prefeitos nesta semana. Durante a manhã, o deputado reuniu os prefeitos do RN com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Rodrigo Sérgio Dias, e pleiteou ações para o saneamento básico e outros setores.

Além disso, Rafael Motta também reuniu prefeitos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para uma reunião com Maurício César Marques, assessor de Relações Institucionais do órgão. Durante o encontro, os prefeitos solicitaram mais recursos para o Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica (Fundeb) e para a merenda escolar.

“Essas reuniões são muito importantes para os prefeitos do nosso Estado, pois são momentos que pleiteamos benefícios para o RN. O nosso mandato sempre trabalha em parceria com os gestores municipais, e o nosso objetivo é unir esforços para levar ações que irão melhorar a vida dos potiguares”, afirmou Rafael Motta.

Participaram das reuniões os prefeitos de Ruy Barbosa, Tiquinho; Barcelona, Neto Mafra; Japi, Jodoval; Campo Redondo, Alessandru Alves; Canguaretama, Fátima Marinho; Areia Branca, Iraneide Xavier; Jundiá, Zé Arnor; Ipanguaçu, Valderedo; Passa e Fica, Leonardo Lisboa; Campo Grande, Manoel Veras; Touros, Assis do Hospital; Felipe Guerra, Haroldo Ferreira; Riachuelo, Mara Cavalcanti; Jardim de Angicos, Suely Fonseca; Serra Negra do Norte, Sérgio Fernandes; São Vicente, Iracema Pereira; Carnaúba dos Dantas, Gilson Dantas; Jandaíra, Marina Marinho; Tibau do Sul, Modesto Rodrigues e Baía Formosa, Adeilson Oliveira.

Amigos de Dison Lisboa podem ficar tranquilos, não existe nenhuma ordem de prisão

Em nota o deputado Dison Lisboa esclarece que trata-se de uma interpretação equivocada ou maldosa de alguns blogs sobre a notícia que teria sido decretada sua prisão.

Confira a nota:

NOTA OFICIAL

Surpreso com as interpretações jurídicas publicadas no dia de hoje, esclareço que não há nenhum risco de prisão ou mesmo decisão judicial que tenha determinado prisão imediata como começou a ser divulgado agora pela manhã.
O que há é uma discussão ainda em andamento no Superior Tribunal de Justiça sobre a utilização de recursos arrecadados na feira livre de Goianinha, nos anos de 2001 e 2002, para manutenção do próprio projeto, bem como ajuda social a pessoas carentes.
A aplicação destes recursos já foi comprovada e mesmo assim eles foram repostos aos cofres públicos de forma voluntária, motivo pelo qual acredito na reforma da sentença, seja no Superior Tribunal de Justiça ou, depois, pelo Supremo Tribunal Federal.
Outra interpretação que precisa ser esclarecida é que o habeas corpus em tramitação no Supremo Tribunal Federal ainda não teve seu mérito julgado por aquela Corte e sequer ainda pautado.
Ele discute no seu mérito se o ressarcimento voluntário das taxas arrecadadas na feira livre serve para trancamento da ação penal.
Lembro ainda que fui inocentado na mesma ação, só que na esfera cível, cujo processo já foi extinto.
Acredito que, esclarecidos os fatos, colaboro, de forma transparente, com a informação verdadeira sobre este caso.
Atenciosamente

Deputado estadual Dison Lisboa

Do Blog do Primo: sabendo que tratava-se de uma informação sem veracidade, nós aguardamos para chegar e depois publicar. Como comprovado, fizemos bem não publicar a primeira informação.

Povo de Parnamirim chora e reclama da trágica gestão de Saúde Pública do município

Resultado de imagem para secretário de saúde de parnamirim João albérico
Secretário João Albérico é o grande problema do prefeito Taveira.

Impressionante como está chegando ao Blog do Primo reclamações sobre  o serviço de Saúde Pública oferecido pela Prefeitura de Parnamirim.

A população está revoltada com o prefeito Rosano Taveira.

O serviço na gestão do prefeito Maurício Marques não era de excelência, mas funcionava muito melhor..

O desmantelo começou, segundo informações o atual secretário João Albérico, que segundo informantes do Blog do Primo é o grande responsável pela tragédia.

Depoimentos como este de Ivanize Cruz Soares (abaixo) sobre o prefeito Taveira e seu secretário de Saúde João Albérico são constantes nas redes sociais:

Foto do perfil de Ivanize Cruz Soares, A imagem pode conter: 1 pessoa, selfieIvanize Cruz Soares

“Sr prefeito, sr secretario joão Alberico, tomem vergonha na cara, e tenham o mínimo de decência, tenham o mínimo de amor ao próximo, os pacientes que procuram a UPA, os pacientes que vão as unidades de saúde, os pacientes de feridas crônicas, tais como a minha mãe que mal se locomove, não estão pedindo nada a vocês, todo paciente tem direito a a um atendimento decente.
Parem de fanfarra com corpo de bombeiros, parem de fanfarra com o dinheiro público e priorizem a SAÚDE.
Essa é a parte mais saudavel da perna de minha mãe, mas os senhores me aguardem, pois tenham certeza que farei muito barulho.
Políticos calhordas.
Senhores, será que a consciência de vocês não pesa? Será que vocês não estão vendo as pessoas morrerem por falta de atendimento? Até que ponto vai chegar essa cidade? Acabei de sair de um campo de concentração, a mesma coisa de está na África, é assim que se encontra a UPA de parnamirim.
Tomem vergonha na cara e honrem o voto de confiança que essa gente lhes deu.
Vamos lá, estou esperando a cambada de chupa ovos virem aqui defender.”

Acidente de trânsito é a principal causa da morte de jovens, diz OMS

Aina Martí Soler – Da Agência EFE

A cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes dentre 10 e 19 anos por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (16) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os acidentes de trânsito (115.302), infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015, de acordo com a OMS. Continue lendo Acidente de trânsito é a principal causa da morte de jovens, diz OMS