Arquivo diários:30/05/2017

Aécio envia ao STF fotos como motoqueiro para contestar diálogo sobre delação

30.mai.2017 - A primeira foto (à esq.) é um registro de 24 de setembro de 2016. A data coincide com a época em Aécio era governador de Minas Gerais

Daniela Garcia*

Do UOL, em São Paulo

Fotos do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) vestido de motoqueiro foram enviadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) para defendê-lo da acusação de manter um diálogo cifrado interceptado pela Polícia Federal em 29 de abril deste ano.

Durante as investigações da Operação Patmos, a PF interceptou ligações telefônicas entre Aécio e um homem que a polícia diz acreditar que seja o empresário Alexandre Acciolly. Procurado pelo UOL, Acciolly disse não ser o interlocutor na conversa gravada, ocorrida em 29 de abril, mas confirmou ter falado com o político no dia seguinte — momento que também foi gravado pela polícia.

Na ligação que trata de “passeio de moto” e “motoqueiros malucos”, Aécio conversa com um interlocutor a quem chama de “Moreno”. “Contudo o interlocutor também referência (sic) AÉCIO NEVES como ‘MORENO'”, lê-se no relatório da PF.

Segundo as investigações, Aécio chama a atenção de seu interlocutor às notícias publicadas pelo jornal “O Estado de S. Paulo” no dia 29 de abril. De acordo com a reportagem, executivos da empreiteira Andrade Gutierrez teriam se adiantado a uma convocação do MPF (Ministério Público Federal) para explicar as suspeitas de pagamento de propina referente às obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. 

Para a PF, o tucano usou as expressões “motoqueiros malucos” em alusão aos “delatores” e “passeio de moto” para a delação.

Aécio Neves: Deixa eu te falar, cara. Não sei se vai ser simples…

Moreno: Unhum

Aécio Neves: Naquela organização que a gente ia fazer em julho.

Moreno: Unhum.

Aécio Neves: É. Porque… você viu nos jornais hoje?

Moreno: Mais ou menos. Uma parte sim, outras… algumas outras coisas aí.

Aécio Neves: É não. É não. Tem uns negócios listados que o cara ia ser o guia, sabe? [inaudível]

Moreno: Unhum. Sei.

Aécio: Procurou para… pra fazer o roteiro, entendeu? Ainda…

Moreno: Tá.

Aécio Neves: E eu tô sem nenhuma…sabe… informação que, que por conta daquelas coisas, daqueles malucos lá, sabe?

Moreno: Unhum.

Aécio Neves: Aqueles motoqueiros malucos que falaram qualquer coisa. Em vez de chamar, eles resolveram se antecipar, sabe?

Defesa apresenta foto de 2006

Com as fotos de Aécio vestido de motociclista, a defesa argumenta que não há nada de “mascarado” no diálogo. O senador afastado, segundo os advogados, conversava com um amigo do mesmo grupo de motoqueiros. “Cumpre esclarecer que a pessoa de alcunha MORENO é EDUARDO VANDERLEI, amigo do Agravado e membro de um grupo de motociclistas do qual o Senador AÉCIO faz parte, conforme fotos anexas”, diz trecho da petição da defesa ao STF.

As quatro imagens foram anexadas como “documentos comprobatórios” ao processo de investigação contra Aécio. O tucano foi afastado do cargo de senador depois de virar alvo de inquérito por suspeita de recebido propina da JBS.

Divulgação

Outra foto anexada pela defesa de Aécio no STF

Entre os registros, há uma fotografia de 24 de setembro de 2006, quando Aécio atuava como governador de Minas Gerais.

Os advogados de Aécio argumentam que caso o STF acolha a interpretação do relatório da PF, não há evidências, contudo, que comprovem a tentativa do tucano de obstruir à Justiça.

“A conclusão de que estaria ‘visando, evidentemente, a evitar que os fatos na sua extensão devida sejam trazidos ao conhecimento do Ministério Público Federal’ (fls. 212), é fruto de puro achismo ministerial, com todo o respeito”, disse a defesa no texto.

*Colaborou Felipe Amorim

Fachin autoriza PF a interrogar Temer, que poderá responder por escrito

Resultado de imagem para temer e henrique alves
Temer e seu amigo Henrique Alves

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (30) a Polícia Federal a interrogar o presidente Michel Temer (PMDB) no inquérito em que ele é investigado com base nas delações premiadas de Joesley Batista e Wesley Batista, donos da empresa JBS, à Procuradoria-Geral da República.

De acordo com Fachin, que atendeu a questionamento do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre a forma como o depoimento deveria ser colhido, a PF deve enviar perguntas ao presidente por escrito e Temer terá 24 horas, após a entrega das perguntas, para responder ao questionamento.

Fachin também determinou o envio imediato do inquérito que investiga o presidente à Polícia Federal, para conclusão das investigações. De acordo com o ministro, isso deverá ser feito no prazo de até dez dias.

Após reunião, bancada do PMDB fechou a boca de Renan e decide manter ele na liderança do Senado

Estadão Conteúdo

Após reunião de cerca de duas horas nesta terça-feira, 30, a bancada do PMDB no Senado decidiu que o líder Renan Calheiros (PMDB-AL) continuará no cargo. Sem votação, os integrantes do partido fizeram um acordo simbólico para manter Renan na liderança, desde que ele não faça mais comentários contra as medidas econômicas do governo em nome da bancada.

Cotado para substituir Renan, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) disse que o senador concordou em não falar mais sobre as reformas trabalhista e previdenciária como líder. Nestes casos, avaliados como “temas de discordância”, os vice-líderes do PMDB vão se pronunciar: Kátia Abreu (TO), aliada de Renan, e Valdir Raupp (RO). “Os vice-líderes estão aí para falar pela bancada quando Renan não concordar”, explicou Lira.

Segundo um dos aliados de Renan, Hélio José (PMDB-DF), não houve votação durante a reunião, como estava previsto, e a decisão pela permanência foi consensual. “Se a posição da maioria for a favor da reforma trabalhista, por exemplo, Renan não vai de manifestar”, declarou Hélio.

Decisão de ministra do CNJ pode aliviar situação financeira do Governo do RN

Resultado de imagem para ministra Daldice Maria Santana de Almeida
Ministra Daldice Maria Santana de Almeida

O governador Robinson Faria deverá respirar mais aliviado depois que a ministra Daldice Maria Santana de Almeida, do Conselho Nacional de Justiça, decidiu indeferir um Procedimento de Controle Administrativo da AMARN – Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte e ordenou ao Tribunal de Justiça devolver os recursos acumulados como poupança ao Tesouro Estadual.

O Poder Executivo deverá incorporar ao tesouro um montante de cerca de R$ 300 milhões com a devolução dos recursos.

Em fevereiro, em mandado de segurança, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, já tinha se posicionado a favor do Estado na matéria, mas ordenou que, administrativamente, o assunto fosse discutido no CNJ e, judicialmente, no TJRN.

Mulheres amam homens com barba bem feita, diz estudo

Resultado de imagem para barba bem feitaAnsa

Um estudo italiano realizado pela Quanta System, centro de pesquisa sobre tendências estéticas, revelou que a maioria das mulheres adora homens que usam barba, especialmente a “Beard Design”, modelo bem desenhado.

A pesquisa foi realizada com cerca de 2,5 mil italianas com idades entre 18 e 65 anos de idade por meio de rede social, blog, fórum e comunidade dedicada à compreensão do cuidado facial masculino.

De acordo com o estudo, atualmente, a tendência “barba design”, nascida nos Estados Unidos, tem impulsionado a inovação tecnológica, já que tem a necessidade de usar produtos diferentes, principalmente o laser, que serve para remover o excesso de pêlos. “O dispositivo mais eficaz que você tem é o laser que serve para tratar os pêlos encontrados no topo da maçã do rosto, de modo a dar a barba uma linha distintiva a nível abaixo da bochecha”, explicou Paolo Sbano, médico e diretor da Unidade de Dermatologia do Hospital Universitário de Siena.

Celulares piratas serão bloqueados pela Anatel; Veja se o seu aparelho vai ser afetado

Na semana passada, a Anatel anunciou que vai começar a bloquear os celulares “xing-ling”, smartphones que não possuem  IMEI válido no GMSA(GSM Association) e a homologação do órgão brasileiro.

Os bloqueios vão começar em 30 de junho deste ano. A partir da data, os celulares irregulares que tentarem acessar redes de dados 4G, 3G e 2G no Brasil receberão um aviso e, dentro de dois meses e meio, terão o acesso às redes móveis e de ligações bloqueado.

A decisão de bloquear os aparelhos xing-ling já está sendo discutida pela Agência Nacional das Telecomunicações e a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) há cerca de três anos. As operadoras estão receosas com a desativação devido ao grande número de clientes que devem ser afetados.

Segundo as estimativas, dos 242 milhões de acessos móveis feitos atualmente, 13 milhões são de aparelhos piratas. Além disso, os órgãos estimam que 1 milhão de celulares irregulares são ativados no Brasil mensalmente. Com esses dispositivos perdendo o acesso a linhas telefônicas, as operadoras temem uma lotação nos serviços de atendimento ao cliente.

Em um comunicado, a Anatel disse que podem haver adiamentos, mas a data prevista para iniciar o sistema de bloqueios é dia 30 de junho.

“Pode haver um adiamento do início da implantação do sistema, mas por enquanto está previsto que as empresas devem começar a mandar mensagens com avisos para os usuários a partir do dia 30 de junho”

Meu smartphone vai ser bloqueado?

O celular só terá acesso aos serviços de operadoras se não tiver homologação da Anatel e o IMEI for inválido ou clonado. Mesmo que seja bloqueado, o dispositivo ainda poderá se conectar à internet via Wi-Fi. As pessoas que mais precisam se preocupar com o bloqueio são quem comprou smartphones de procedência duvidosa ou de marcas desconhecidas em outros países.


Se você comprou um iPhone com uma pera no lugar da maçã, sinto muito…

Quem importou um aparelho da Xiaomi, OnePlus ou Huawei, por exemplo, não precisa ficar receoso, já que os celulares destas companhias são registrados no GSMA, apesar de não terem homologação da Anatel.

Se você possui um smartphone importado de uma empresa desconhecida, ou simplesmente quer checar se o seu dispositivo está dentro das normas, basta acessar o site Consulta Legal da Anatel para fazer a verificação de legalidade.

Para fazer a verificação, é necessário anotar o IMEI do aparelho, que pode ser visualizado ligando para *#06#, e colocá-lo no campo de checagem do site.

 

Moro diz que perícia em e-mails do caso tríplex “não faz sentido”; defesa de Lula recorre

Do UOL, em São Paulo

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu recorrer ao TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) para que as provas anexadas pelos advogados do ex-presidente da OAS Leo Pinheiro à ação do tríplex no Guarujá (SP) sejam submetidas a perícia. O pedido foi negado pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara de Curitiba, em despacho na sexta-feira passada (26).

Entre as provas apresentadas pela defesa do empreiteiro após o depoimento prestado por Lula a Moro, no dia 10 de maio, estão e-mails, fotos e mensagens de WhatsApp, que, segundo Pinheiro, revelam “a atenção especial com o tríplex”.

Na sua decisão, Moro afirmou que “o questionamento sobre a autenticidade não faz sentido”. “A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva comete, aparentemente, um equívoco na análise do material”, afirmou Moro no despacho. E complementou dizendo: “a defesa questiona a autenticidade do documento que não é a prova propriamente dita, mas apenas um comentário descritivo e, por evidente, posterior sobre a prova propriamente dita. Então o questionamento sobre a autenticidade não faz sentido.”

A defesa havia pedido ainda que, mesmo que autenticidade seja comprovada, seja dado tempo – ou que a instrução seja reaberta — para analisar os documentos e providenciar contraprovas. Em resposta, Moro diz que “a sua juntada aos autos e abertura de prazo para manifestação representa a sua submissão ao contraditório, não fazendo sentido a alegação da necessidade de novas diligências”.