AFP
O gigante americano da tecnologia informática Intel anunciou nesta quarta-feira a sua intenção de testar uma frota de 100 carros autônomos a partir deste ano, após a aquisição da empresa israelense Mobileye, especializada em sistemas anticolisão.
Um dia depois de concluir a operação, totalizando 15 bilhões de dólares, a Intel anunciou que irá testar uma frota de mais de 100 carros completamente autônomos na Europa, em Israel e nos Estados Unidos.
Constituir uma frota “de carros e testá-los em condições reais permitirá resultados imediatos, o que acelerará a utilização de novas tecnologias e soluções para carros completamente autônomos”, comentou Amnon Shashua, cofundador da Mobileye e que dirigirá essa unidade para a Intel.
“Nosso objetivo é desenvolver uma tecnologia de automóveis sem motorista que possa ser usada em qualquer lugar”, acrescentou.
A Intel, que não indicou com qual fabricante de automóveis irá se associar para desenvolver essa tecnologia, colocará à prova uma frota de diferentes veículos apoiando-se na experiência da Mobileye em matéria de detecção, cartografia e acompanhamento à distância.
Muitos fabricantes de automóveis e empresas tecnológicas concentram os seus esforços há alguns anos no desenvolvimento de carros sem motorista apoiando-se em programas que permitem evitar acidentes. A Apple, por exemplo, está testando atualmente a sua tecnologia na Califórnia.