Arquivo diários:25/08/2017

Garibaldi Alves é denunciado ao Supremo Tribunal Federal por crime de corrupção junto com Sarney, Renan, Jucá e Raupp

Procurador-geral da República acusa os peemedebistas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em inquérito que investiga supostas propinas no âmbito de contratos da Transpetro

Garibaldi cara de ema

BRASÍLIA – A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia  contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) e o ex-presidente da República José Sarney (PMDB) e os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO), e outras quatro pessoas, por participação em um esquema de corrupção da Transpetro (Petrobras Transporte S.A).

A PGR aponta que os políticos denunciados cometeram os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto empresários teriam cometido crimes de corrupção passiva.

O inquérito tem como suporte as delações premiadas do ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado, de Fernando Reis, executivo da Odebrecht Ambiental, e de Luiz Fernando Maramaldo, sócio da NM Engenharia.

Os três também foram denunciados, junto com Nelson Cortonesi Maramaldo, outro sócio da NM Engenharia. No total, a denúncia tem nove alvos.

(veja denúncia)

Padre é morto com 29 facadas no interior da Paraíba

Resultado de imagem para padre Pedro Gomes BezerraUm padre foi encontrado morto dentro da casa paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, em Borborema, no interior da Paraíba. O padre Pedro Gomes Bezerra, de 49 anos, sofreu ao menos 29 ferimentos com faca, além de apresentar hematomas em diversas partes do corpo, de acordo com o delegado seccional Diógenes Fernandes, do município de Solânea.

A principal hipótese da polícia é que a vítima conhecia o autor do crime, pois vizinhos relataram ter escutado “conversas amistosas” na residência do padre por volta das 22h de quarta-feira, 23. Cerca de 30 minutos depois, a conversa teria encerrado, momento em que foram ouvidos barulhos de móveis caindo e sendo arrastados. Além disso, segundo o delegado, análises preliminares no local do crime não encontraram indícios de arrombamento na porta, o que indicaria que não foi premeditado.

De acordo com Fernandes, a primeira linha de investigação indica que o assassinato ocorreu após algum tipo de “desentendimento”, seguido de uma luta, na qual o autor do crime teria utilizado uma faca de serra do próprio padre para atingi-lo repetidas vezes.

Ainda segundo o delegado, não há relatos de gritos ou pedidos de socorro naquela noite. Além disso, os objetos de valor e o dinheiro da arrecadação paroquial não foram levados, de acordo com os valores registrados no caderno paroquial de contabilidade. O veículo do sacerdote foi utilizado, contudo, para a fuga, sendo abandonado a cerca de 20 quilômetros do local, em Solânea.

“Até Micarla derrota Robinson” diz Cição Bandido

Resultado de imagem para cição bandido
Para Cição Bandido só quem está gostando do governo de Robinson são os bandidos ruins . ele se intitula de “bandido bom”

O pequeno agropecuarista e ativista político de Caicó, Cição Bandido está irado com o governador Robinson Faria pelo descaso e abandono aos municípios do Seridó.

Cição que apoiou Robinson no segundo turno da eleição passada para governador diz que está totalmente arrependido..

Resultado de imagem para Robinson e Micarla
Para Cição, Robinson faz uma gestão pior que a de Micarla em Natal

“nunca vi tanto abandono ao Seridó como agora neste governo”, diz Cição..

Segundo ele, as estradas estão acabadas, os hospitais foram transformados em depósitos de pessoas doentes e hoje é uma antessala para o cemitério, segundo o agropecuarista não tem médicos em quantidade suficiente , medicamentos e exames..

Cição garante que o setor produtivo está sendo destruído,  agricultura não existe mais e a pecuária está sendo dizimada..

Para Cição a droga tomou conta de boa parte da juventude pela falta de competência e força do governo em enfrentar os traficantes.

Os servidores estaduais estão passando fome e só ouvimos falar em corrupção dentro do governo – tem uma tal de Tatiana que a fama dela já chegou aqui em Caicó, revela Bandido..

“Nunca vi um desmantelo tão grande, nem Micarla em Natal foi tão ruim”, disparou Cição adiantando: ” O governo de Robinson é tão ruim que ele sendo candidato a reeleição até Micarla derrota ele”.

Cição foi candidato a deputado federal mais votado em Caicó, obtendo 12 mil votos e 22 mil em todo estado na eleição de 2014. Nesta eleição ele está analisando se será candidato a deputado estadual, federal  ou senador..

 

Ação contra Lula no caso do tríplex chega à 2ª instância em tempo recorde

Luiz Inácio Lula da Silva - 800Do R7

Demorou 42 dias para o processo contra o ex-presidente Lula, condenado a nove anos e meio de prisão no caso do tríplex do Garujá pelo juiz Sergio Moro, chegasse à 2ª instância no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª região), o que aconteceu nesta quarta-feira (23). Foi a tramitação mais rápida de todos as condenações da Lava Jato, segundo levantamento feito pela Folha de S.Paulo. Se condenado em segunda instância, o ex-presidente não poderá concorrer às eleições em 2018.

O tempo médio de demora nos recursos envolvendo a Lava Jato é de 96 dias, ou 84 dias, se considerar a mediana (valor que divide os casos existentes em dois conjuntos iguais).  O andamento dos processos até chegar à 2ª instância variou entre 42 dias e 187 dias.

Herdeiro da Samsung é condenado a 5 anos de prisão por caso de corrupção

Resultado de imagem para Lee Jae-yong
Da Agência EFE

O herdeiro e executivo da Samsung, Lee Jae-yong, foi condenado nesta sexta-feira (25) por um tribunal da Coreia do Sul a cinco anos de prisão por seu envolvimento no caso de corrupção conhecido como Rasputina, informou a agência local Yonhap.

Para a Justiça sul-coreana, ficou provado que Lee pagou propina à ex-presidente Park Geun-hye, com a expectativa de obter favores do governo em sua consolidação como líder do grupo, entre outros crimes.

O tribunal considerou que Lee esteve envolvido na doação, por parte de sua empresa de 7,2 bilhões de wons (5,4 milhões de euros) para o financiamento do programa de equitação na Alemanha da filha de Choi Soon-sil, que ficou conhecida como Rasputina e é considerada o cérebro da trama de corrupção que desencadeou a destituição e detenção da ex-presidente da Coreia do Sul.

O herdeiro do maior conglomerado empresarial do país asiático também foi considerado culpado por malversação de 6,4 bilhões de wons (4,8 milhões euros), por ocultar ativos no exterior e perjúrio por ter oferecido várias versões em seus depoimentos à Justiça.

O Ministério Público sul-coreano solicitou 12 anos de prisão pelas acusações.

Após ouvir o veredito, a defesa de Lee disse que não aceitava a decisão e assegurou que recorrerá “o mais rápido possível”, segundo a Yonhap.

Confronto em Currais Novos

O movimento Vemprarua de Currais Novos está organizando um ato de protesto e confronto contra a passagem do ex-presidente Lula no município no dia 27 de agosto.

A iniciativa está sendo considerada pelos movimentos sociais como um ato de provocação.

O Blog do Primo tomou conhecimento que se os movimentos ligados aos grupos de direita perturbarem  a programação de Lula, a turma do MST e demais organizações vão reagir..

O anti-Lula que tiver sua camionete 4×4 deixe longe, ela poderá pegar fogo..

lula cu

Temer disse que não conhece Funaro

Estadão

O presidente Michel Temer disse, em entrevista ao SBT Brasil, que seu advogado vai cuidar de uma eventual segunda denúncia que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, possa apresentar. Disse ainda que não conhece o corretor Lucio Funaro e, por isso, não teme sua delação.

Apesar de dizer que a PGR e o Ministério Publico têm todo seu apoio e apreço, Temer disse que “há alguns procuradores-gerais que entram numa disputa para ver quem ganha”. “Qual foi primeira ideia? Vamos fatiar a denúncia. Para que fatiar a denuncia, se inquérito é um só, e os fatos estão ali, elencados? Foi para dizer, se ele ganhar a primeira, eu venho com a segunda. Se ele ganhar a segunda, eu venho com a terceira”, disse. “Não é tipicamente uma função digamos para estatura de um chefe do MP”, completou.

Prefeito de Sorocaba, no interior de SP, tem o mandato cassado

José Crespo e Jaqueline Barcelos Coutinho, em foto de arquivo

  • José Crespo e Jaqueline Barcelos Coutinho, em foto de arquivo

Por Marcelo Macaus

Colaboração para o UOL, de Sorocaba (SP

Após quase dez horas de sessão extraordinária, a Câmara de Sorocaba, no interior de São Paulo, cassou o mandato do prefeito José Crespo (DEM) na noite desta quinta-feira (24). A decisão é inédita na história da cidade, localizada a cerca de 90 quilômetros da capital paulista.

Quatorze vereadores – de um total de 20 – votaram a favor do relatório da Comissão Processante que investigou e considerou procedente a denúncia apresentada pelo eleitor Helder Abud Paranhos. Ele acusava José Crespo de quebra de decoro e prevaricação.

A polêmica começou em 23 de maio, data em que o prefeito teria agredido sua vice, Jaqueline Barcelos Coutinho (PTB), e o secretário de Gabinete Central, Hudson Moreno Zuliani, dentro de seu gabinete, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros.

Crespo teria perdido o controle ao ser informado por Jaqueline que uma funcionária de seu gabinete, Tatiane Regina Polis, não possuía ensino fundamental completo e, mesmo assim, ocupava cargo cujo salário é de R$ 9.196,66 e para o qual é exigido o ensino superior.

Na ocasião, Jaqueline, que é delegada de polícia, disse que, com medo de prevaricar (faltar ao cumprimento do dever), resolveu avisar o prefeito sobre a suspeita de falsificação de diploma da servidora, que atua na pasta de chefia do Executivo. Presente na reunião, o secretário Hudson Moreno Zuliani deu razão à vice-prefeita.

Em determinado momento do encontro, no entanto, Crespo teria se exaltado e partido para cima do assessor, com quem trabalhava há mais de 15 anos. Jaqueline tentou intervir e acabou envolvida.

Conforme Jaqueline, o prefeito teria determinado que as investigações contra a referida assessora parassem por ali e chamado um guarda civil municipal para retirar o secretário e ela de seu gabinete.

Também à época, por meio de nota, a Secretaria de Comunicação da prefeitura informou que os três, após conversa, teriam se entendido e que o assunto estava encerrado.

A partir das acusações, no entanto, a Comissão Processante foi formada e apurou a denúncia do uso de um diploma falso pela servidora, dando sequência ao processo.

Ainda na noite desta quinta-feira (24), Jaqueline foi empossada prefeita de Sorocaba pelo presidente da Câmara, Rodrigo Manga (DEM).

Por meio de nota, Crespo repudiou a decisão da Câmara e disse que vai recorrer. O ex-prefeito considerou a decisão de cassação com um “espetáculo de ilegalidade” que envergonhou o meio jurídico.

Nas eleições do ano passado, José Crespo – que já foi deputado estadual e vereador – recebeu 182.833 votos, o correspondente a 58,48% dos votos válidos, derrotando o candidato do PSol, Raul Marcelo.