Processo eleitoral tranquilo em Alto do Rodrigues
Processo eleitoral tranquilo em Alto do Rodrigues
A Operação Caixa de Pandora, que revelou o maior esquema de corrupção da história de Brasília, completou dez anos e não levou à prisão nenhum dos réus, diz a Crusoé.
Os acusados, condenados ou não, estão livres graças aos intermináveis recursos. Alguns têm levado à prescrição.
A operação revelou um esquema de corrupção no governo do Distrito Federal que ficou conhecido como mensalão do DEM.
O Antagonista
As eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito de Ceará-Mirim, na Grande Natal, e Alto do Rodrigues, interior do estado, vão acontecer neste domingo (1º), das 8h às 17h. De acordo com a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, ao todo, 62.360 eleitores vão às urnas para escolher os candidatos nas duas cidades.
As novas eleições ocorrem em virtude da cassação e perda de mandato dos antigos prefeitos e vice-prefeitos de amba os municípios, a partir de recentes decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
O município de Ceará-Mirim, pertencente à 6ª zona eleitoral, terá 47 locais de votação, 179 seções eleitorais e 161 urnas eletrônicas para atender à demanda de 51.837 eleitores aptos a votar. Além disso, 644 mesários voluntários atuarão no pleito garantindo a organização.
Já em Alto do Rodrigues, 47ª zona eleitoral, o eleitorado é menor: 10.523 pessoas. Por lá haverá 11 locais de votação, 39 seções e 32 urnas eletrônicas, além dos 128 mesários voluntários.
A Justiça Eleitoral lembra que os eleitores devem se dirigir aos seus respectivos locais de votação portando o título de eleitor ou, se preferir, o e-Título, que substitui o documento de papel. Embora o Rio Grande do Norte já disponha de 100% da biometria, é recomendado que o cidadão leve também um documento oficial com foto para o caso da digital não ser reconhecida.
Além disso, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor faça uso da cola de papel contendo os dígitos de seus candidatos escolhidos, para que o processo de votação se torne mais ágil. O TRE reforça que não é permitido fazer selfies com as urnas e que os eleitores não podem entrar na cabine de votação portando smartphones.