Bolsonaro elogia Trump após medida prejudicial ao Brasil

O presidente Jair Bolsonaro exaltou nesta terça-feira (11) seu homólogo americano, Donald Trump, um dia depois dos Estados Unidosanunciarem a retirada do Brasil da lista de países considerados em desenvolvimento. Com a decisão, o Brasil perde a posição de emergente, o que dava determinados privilégios comerciais.

Na prática, a medida é uma forma de facilitar a investigação em caso de exportações subsidiadas. Além do país sul-americano, Trump excluiu China, Índia, África do Sul e mais de 20 nações da lista, segundo anúncio do representante do Comércio dos EUA, Robert Lighthizer.

O principal objetivo dos EUA, segundo nota, é reduzir o número de países em desenvolvimento que poderiam receber tratamento especial sem serem afetados por barreiras contra seus produtos.

Em um mercado tão competitivo, atualizar o currículo com novas habilidades faz a diferença na sua carreira profissional.

Aprenda com o Curso de Excel do Terra e dê um salto na sua rotina de trabalho.

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada hoje, Bolsonaro não comentou a decisão anunciada pelo mandatário dos EUA, mas o exaltou. “O cara [Trump] diminuiu o desemprego, melhorou a economia, atendeu os latinos que já estão lá? Será que notícia boa a imprensa não vende? Será que é isso?”, ressaltou.

Ontem (10), o governo dos EUA afirmou, em comunicado, que a decisão leva em conta “fatores econômicos, comerciais e outros, como o nível de desenvolvimento de um país e a participação de um país no comércio mundial.”

Além disso, o departamento de Comércio ressaltou que a medida foi motivada por pedidos de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Deixe um comentário