Infração gravíssima: proposta aumenta pena para quem usar celular ao volante

Proposta aumenta pena para quem usar celular ao volante (Crédito: reprodução)O PLS 71/2014, do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), agrava a punição para quem usar celular ao dirigir, passando a infração, que hoje é considerada média, para gravíssima.

Segundo o projeto, inúmeros estudos associam o uso de celular à elevação de risco de acidente de trânsito. O fator principal é a distração que o aparelho causa ao motorista. Dependendo da forma como é usado, o celular pode ser tão perigoso quanto o álcool ao volante, aumentando o risco de acidente em até 400%.

Embora ainda haja poucos dados no Brasil, nos EUA um em cada quatro acidentes ocorridos está associado ao uso do telefone móvel.

A tendência mundial tem sido de agravar as penalidades para o uso do telefone celular na direção, principalmente para o envio de mensagens de texto, ação que é a mais problemática por aliar três fatores: longo tempo de duração, impossibilidade de o condutor olhar para a via, e exigência de coordenação visomotora fina, especialmente nos teclados virtuais em telas de toque

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *