CIDADE DO VATICANO (ANSA) – O papa Francisco deverá divulgar amanhã (8) duas reformas no processo canônico que trata da anulação dos matrimônios, disseram fontes locais. As mudanças foram feitas com ?motu proprio?, que é uma normativa da Igreja Católica expedida diretamente pelo Pontífice e tem a forma de decreto.
Os dois decretos de Francisco se intitulam ?Mitis Iudex Dominus Iesus? e ?Mitis et misericors Iesus? e abrangem tanto as igrejas ocidentais quanto as orientais. Os detalhes sobre as mudanças nos itens para nulidade do casamento serão apresentados em uma coletiva de imprensa no Vaticano, nesta terça-feira (8), pelo presidente da Comissão Especial para a Reforma do Processo Matrimonial Canônico, monsenhor Pio Vito Pinto, e outros cinco religiosos.
A comissão foi criada por Jorge Mario Bergoglio em agosto de 2014. Em vários discursos, como um em janeiro de 2015 para especialistas em direito canônico, o Papa demonstrou sua intenção de facilitar e agilizar os pedidos de anulação do matrimônio. Os outros membros da comissão, além de Pinto, são o cardeal Francesco Coccopalmerio, o monsenhor Dimitrios Salachas, o também monsenhor Luis Francisco Ladaria Ferrer, o jesuíta Alejandro W. Bunge e o padre Nikolaus Schoch. (ANSA)