O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, o pernambucano Mendonça Filho, é o único parlamentar de oposição na Casa a ser consultado pelos técnicos da agência de classificação de risco Fitch, sobre o cenário econômico e as políticas econômica e fiscal do Governo Dilma.
Mendonça recebe, nesta quarta-feira (23), em seu gabinete, a equipe da Fitch. Uma das três maiores agências de risco, a Fitch está ouvindo diversos segmentos do Governo e do mercado para avaliar e classificar a situação do País.
A evolução na política fiscal tem atraído a atenção de bancos de investimentos e agências de classificação de risco. A classificação de risco, ou rating, na tradução em inglês, é a nota dada por instituições especializadas em análise de crédito a países e empresas.
As agências avaliam a capacidade e a disposição do emissor de um título em honrar, pontual e integralmente, os pagamentos de dívidas. O rating é um indicador relevante para os investidores: fornece opinião a respeito do risco de crédito da dívida do país e da empresa.
Há uma semana, a agência de risco Standard e Poor`s retirou o selo de bom pagador do Brasil, em função do caos na política econômica do País. Os técnicos da Fitch estiveram no Ministério da Fazenda para obter detalhes das políticas econômica e fiscal do governo.
E estão mantendo contato com o secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Barbosa Saintive, e com o secretário de Política Econômica, Afonso Arinos Mello de Franco Neto. A Fitch é a segunda agência de classificação de risco a visitar o Ministério da Fazenda este mês.