Terremoto de 8 graus provoca alerta de tsunami no Chile

AFP

Santiago – Um forte terremoto de 8 graus abalou nesta quarta-feira a região central do Chile, balançando prédios, provocando um alerta de tsunami e deixando a população em pânico, informou o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile (CSN).

O ministro do Interior, Jorge Burgos, disse que diante do terremoto “é indispensável a evacuação preventiva em toda a costa do país”. “O último dado entregue pelo centro sismológico nacional é de que o forte tremor atingiu o grau oito na escala Richter”.

O tremor ocorreu às 19H54 local (e Brasília), diante da cidade costeira de Illapel (norte), de 310 mil habitantes, onde se registraram danos em algumas casas e o fornecimento de energia foi interrompido, revelou Burgos.

O CSN situou o epicentro 36 km a oeste da localidade de Canela Baja, na região de Coquimbo (500 km da capital), a uma profundidade de 11 km.

Inicialmente, o Centro Sismológico Nacional informou um tremor de 7,2 graus, mas posteriormente, o governo ajustou a magnitude para 8 graus na escala Richter.

O Serviço Sismológico dos Estados Unidos (USGS) relatou um terremoto de 8,3 graus de magnitude, situando o epicentro 230 km ao norte de Santiago.

O Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha (Schoa) emitiu um alerta de tsunami para toda a costa do país, ordenando a evacuação das cidades situadas à beira-mar.

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra do Peru (Ideci) também emitiu um alerta de tsunami para o litoral peruano devido ao terremoto.

O Indeci assinala que o estado de alerta de tsunami vigora após um “abalo de grande magnitude” e que a população deve se retirar “imediatamente para zonas seguras”.

O terremoto foi de longa duração e seguido de vários tremores secundários muito fortes.

Em Santiago, capital chilena com 6,6 milhões de habitantes, o terremoto causou pânico e milhares de pessoas foram às ruas, constatou um jornalista da AFP.

Os serviços básicos funcionavam normalmente em Santiago, do mesmo modo que a Internet, e o aeroporto foi reaberto após uma revisão das pistas.

Os telefones apresentavam problemas na capital chilena e o metrô suspendeu suas operações devido aos diversos abalos secundários, incluindo um tremor de 6,5 graus, segundo o CSN.

O terremoto foi sentido em Buenos Aires, 1.400 km a oeste de Santiago, onde os prédios balançaram e várias pessoas entraram em pânico.

O abalo foi percebido em várias províncias argentinas, como Catamarca e Tucumán, no norte, Mendoza, oeste, e Córdoba, no centro do país.

Deixe um comentário