Arquivo diários:29/12/2017

Cadê a reforma de Rogério Marinho? Desemprego é de 12% e atinge 12,6 milhões de trabalhadores, diz IBGE

Resultado de imagem para Rogério Marinho
Rogério Marinho garantiu que sua reforma trabalhista iria gerar novo empregos

Do UOL, em São Paulo

O desemprego no país foi de 12%, em média, no trimestre de setembro a novembro, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa caiu em relação ao trimestre anterior (12,2%), mas é maior que a registrada no mesmo trimestre do ano passado (11,9%).

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) e fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. A pesquisa não usa só os trimestres tradicionais, mas períodos móveis (como fevereiro, março e abril; março, abril e maio etc.).

Ainda segundo o IBGE, o número de desempregados no Brasil de setembro a novembro foi de 12,6 milhões de pessoas. Isso representa uma queda de 4,1% em relação ao trimestre anterior (menos 543 mil pessoas). Na comparação com o mesmo período de 2016, porém, são 439 mil pessoas a mais sem emprego, um aumento de 3,6%.

Leia também:

Metodologia da pesquisa

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua. São pesquisadas 211.344 casas em cerca de 3.500 municípios.

O IBGE considera desempregado quem não tem trabalho e procurou algum nos 30 dias anteriores à semana em que os dados foram coletados.

(Com Reuters)

Fifa pretende acabar com os amistosos entre seleções

ANSASÃO PAULO – Visando uma “revolução” no calendário do futebol, a Fifa pretende acabar de vez com os amistosos entre as seleções europeias , introduzindo uma Liga das Nações, que deverá começar a partir de setembro de 2018.

O objetivo da entidade que rege o futebol no mundo em acabar com os jogos amistosos tem a ver com o escândalo de corrupção apurado nos últimos anos na Fifa. Nos últimos anos, estas partidas se transformaram em uma máquina de lavagem de dinheiro.

Com a criação desta competição, Brasil e outras nações dos demais continentes não poderão mais enfrentar seleções da Europa fora de uma Copa do Mundo.

Bandidos roubam caixão durante velório em Fortaleza e ateiam fogo em cadáver

Mascarados, criminosos comemoraram enquanto colocavam fogo no caixão (Foto: Reprodução)

Um caso chocante aconteceu na noite de terça-feira (26) no bairro Sapiranga, em Fortaleza. Um grupo de homens armados invadiram o velório de um rapaz de 22 anos, roubaram o caixão e atearam fogo no cadáver em frente à residência onde ocorria a cerimônia.

Os criminosos filmaram o ato e divulgaram as imagens nas redes sociais. O vídeo poderá ser utilizado para facilitar a identificação do grupo, uma vez que os suspeitos aparecem nas filmagens comemorando a ação.

O caso está sendo investigado pela DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa) da capital cearense.

Anderson da Silva havia sido morto a tiros no dia 25 de dezembro, feriado de Natal, e respondia por um crime cometido em 2014.

A polícia ainda não identificou os responsáveis nem o que teria motivado o homicídio. Também ainda não foi possível esclarecer se a ocorrência estaria relacionada com o atentado contra o cadáver.

Os investigadores acreditam se tratar de uma disputa pelo tráfico de drogas em Fortaleza.

Bolsonaro pretende decidir novo partido até 15 de janeiro e deve escolher PSL

Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados

UOL

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) pretende definir até 15 de janeiro o partido pelo qual disputará a eleição à Presidência da República em 2018. Ele é o segundo colocado nas intenções de voto, de acordo com as últimas pesquisas Datafolha.

A equipe do parlamentar aposta que o PSL (Partido Social Liberal) será o escolhido, graças à afinidade de Bolsonaro com o presidente e fundador da legenda, o deputado federal e empresário Luciano Bivar (PE).

Segundo uma fonte ligada ao presidenciável, em conversa recente com o pernambucano, ele pediu “o mínimo”, mas Bivar ofereceu “o máximo”, o que impressionou positivamente o deputado.

Continue lendo Bolsonaro pretende decidir novo partido até 15 de janeiro e deve escolher PSL

Cármen Lúcia suspende trechos de indulto de Natal assinado por Temer

Resultado de imagem para ministra Cármen LúciaBRASÍLIA  –  A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e suspendeu trechos do decreto de indulto de Natal assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) em 22 de dezembro. A magistrada considerou, em sua decisão, a ação de Temer como “benemerência sem causa”.

No despacho, divulgado no fim da tarde desta quinta-feira, a ministra afirma que “indulto não é nem pode ser instrumento de impunidade” e que os argumentos da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao ajuizar a ação, impõem o deferimento da medida cautelar.

Ela também decidiu invalidar artigo do decreto que reduzia de um quarto para um quinto o tempo necessário de cumprimento de pena para que um preso tenha direito ao benefício.

“Os dispositivos impugnados não se coadunam com a finalidade constitucionalmente estatuída a permitir o indulto, pois, conforme posto na peça inicial do processo, esvazia-se a jurisdição penal, nega-se o prosseguimento e finalização de ações penais em curso, privilegia-se situações de benefícios sobre outros antes concedidas a diluir o processo penal, nega-se, enfim, a natureza humanitária do indulto, convertendo-o em benemerência sem causa e, portanto, sem fundamento jurídico válido”, diz a presidente do STF.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi distribuída ao ministro Luís Roberto Barroso, mas, como o Judiciário está em recesso, é Cármen Lúcia quem decide sobre os casos urgentes.

Do Blog do Primo: Esta é a presidente do STF mais pusilânime da história, sempre agindo de acordo com o alarido das redes sociais. Agora, ela devia mostrar a mesma agilidade quando confrontada por seus pares, que a ignoram solenemente. Atualmente bater em políticos tornou-se coisa fácil e simples. Agora, doutora, cadê a mesma presteza em enfrentar a corrupção no judiciário? O país gastar bilhões anualmente com auxilio-moradia, auxilio livros, auxílio paletó, etc, mas cadê o combate à este tipo de privilégio?

Nada, ao povo tolo e ingênuo só resta aumentar os impostos para sustentar esta casta.

 

 

Trabalho intermitente começa mais forte no comércio, entre jovens e no Nordeste

Resultado de imagem para Trabalho intermitentePor Denise Neumann | São Paulo

Nos primeiros 18 dias de vigência da nova legislação trabalhista, a modalidade intermitente empregou 3.067 pessoas, entre admitidos e demitidos (sim, já deu tempo para trabalhadores serem empregados e, menos de 30 dias depois, serem dispensados).

O emprego aberto nessa modalidade é jovem (69% têm até 29 anos), feminino (54% das vagas foram ocupadas por mulheres), de média escolaridade (86% têm ensino médio completo), concentrado no comércio (92%) e no Nordeste.

Esses dados foram conhecidos durante a apresentação dos resultados do Caged referentes a novembro. No mês, o país fechou 12.292 vagas formais, já considerando as 3 mil abertas pelo critério de emprego intermitente, no qual não há horário fixo de trabalho. Vale lembrar que um mesmo trabalhador pode ter mais de um registro como intermitente. De acordo com o Ministério do Trabalho, boa parte das vagas foi criada como reforço na Black Friday.

Foram apenas 18 dias da nova lei, por isso é difícil relacionar as demissões líquidas de novembro ao trabalho intermitente e outras mudanças trabalhistas. Mas em 20 dias, 78 empresas espalhadas em 778 estabelecimentos já usaram essa modalidade de contratação. Como mais 90% das vagas estão no comércio, há um peso enorme da influência do período natalino na oferta desse tipo de emprego.

Mas os dados confirmam que a reforma começou a ser implantada. E no Nordeste, o saldo do emprego foi positivo em 3.758 vagas em novembro. E destas, 33% são registros de intermitentes. No Sudeste, foi ainda pior, pois o saldo do emprego foi negativo, com a perda de 16,4 mil ocupações formais, mesmo com 1.305 registros de intermitentes. No Sul, ao contrário, foram 15,1 mil vagas abertas, sendo 445 intermitentes.

PGR questiona autonomia de partidos para definir duração de órgãos

Por Agência O Globo

BRASÍLIA  –  A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu para o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender a validade de um artigo de uma emenda constitucional que garante aos partidos políticos autonomia para definir a duração de seus órgãos e diretórios provisórios.

Raquel Dodge considera que o texto possibilita a concentração de poderes nos diretórios nacionais das legendas, o que pode levara a existência de “partidos de aluguel”. Na ação, a procuradora-geral sugere que as legendas possam estipular o tempo de validade dos diretórios provisórios “segundo critério razoável”, com um limite máximo de 120 dias, seguindo uma posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dodge argumenta que o artigo representa “inequívoco obstáculo à renovação política municipal ou estadual, com não menos inexoráveis e indesejadas consequências sobre a perpetuidade dos líderes nacionais máximos”. Isso significaria uma “deturpação do papel de representação de interesses de base do partido”.

A procuradora-geral ressalta que os partidos tem autonomia para tomar decisões internas, o que evita uma interferência do governo, mas destaca que essa liberdade precisa respeitar o “direito fundamental dos indivíduos de representação”.

Dodge afirma que é necessária uma medida cautelar nesse caso porque, enquanto o artigo estiver valendo, “os partidos políticos ficarão livres para perpetuar práticas anti-democráticas — o que se revela tanto mais danoso em ano eleitoral, como é o de 2018, que se aproxima”.

Seis ônibus foram incendiados em dois dias em Belo Horizonte e Contagem

Julia Buonafina*

Em dois dias, seis ônibus foram incendiados em Belo Horizonte e em Contagem, região metropolitana da capital. A Polícia Militar de Minas Gerais informou que está invetigando as ocorrências e que, até agora, ninguém foi preso pelos crimes, que ocorreram entre a quarta-feira (27) e a madrugada de hoje (28).

De acordo com a Polícia Militar, em Belo Horizonte, ônibus foram queimados nos bairros Betânia, Goiânia e Barreiro.  Rm Contagem, os ataques ocorreram no  Jardim Riacho das Pedras e na Cidade Industrial.

Em nota, a Secretaria de Administração Prisional (Seap) informou que  não é possível estabelecer relação entre o fato ocorrido e o sistema prisional, até que a Polícia Civil conclua as investigações criminais.

“A Seap ainda destaca que todas as denúncias formalizadas são devidamente apuradas e, consequentemente, tomadas as providências necessárias, observando normas e preceitos legais pertinentes, a exemplo do amplo direito de defesa e do contraditório”, acrescenta a nota.