Suplente de Delcidio, Pedro Chaves é ligado a família do primo Bumlai

Pedro Chaves, suplente de Delcídio, tem ligação familiar com Bumlai (Foto: Marcos Ermínio - Arquivo)
Pedro Chaves, suplente de Delcídio, tem ligação familiar com Bumlai (Foto: Marcos Ermínio – Arquivo)

O suplente do senador Delcídio do Amaral (PT), o empresário Pedro Chaves, conhecido pela atuação na área educacional de Mato Grosso do Sul, tem ligação direta com a família do pecuarista José Carlos Bumlai, preso pela Operação Lava Jato.

A filha de Pedro Chaves, Neca Chaves Bumlai, é casada com Fernando Bumlai, filho do pecuarista. Tanto Delcídio, como José Carlos Bumlai, estão sendo investigados pela Operação Lava Jato.

O empresário tem um ótimo relacionamento tanto no mundo político, como dos negócios. Ele começou na educação no começo dos anos 70, assumindo direção escolar, depois criou o Cesup (Centro de Ensino Superior de Campo Grande), que depois se transformou na Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal), sendo esta vendida em 2007, para o grupo Anhanguera.

No campo político, iniciou justamente com Delcídio, quando aceitou ser o seu suplente na eleição de 2010, onde o petista foi eleito ao Senado, em primeiro lugar. Depois chegou a assumir a articulação política em Campo Grande, na gestão de Alcides Bernal (PP) no final de 2013, e permaneceu junto com o prefeito até este ser cassado pela Câmara Municipal, em março de 2014.