A situação do presidente em execício, Michel Temer não é muito confortável. Do jeito que ficou a votação no Senado na sessão de ontem que autorizou a aberturado impeachment revelou que Temer está pendurado por apenas três votos de senadores. Com o placar do Senado com 55 votos a favor do impeachment a maioria qualificada de 2/3 é muito pequena e vulnerável, ou seja: apenas três votos.
Ele terá que ter uma relação muito boa com o Senado Federal, porque, se perder três votos, Dilma volta.
O governador Robinson Faria visitou hoje (12), o município de Macau para entregar 250 cheques do Microcrédito do Empreendedor, programa pioneiro desenvolvido pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceria com a Agência de Fomento do RN (AGN).
Com a iniciativa, serão investidos mais de R$ 800 mil para estimular novos ou antigos comerciantes que desejam abrir ou expandir seus negócios.
O governador Robinson e a primeira-dama, secretária de Ação Social foram recebidos pelo jornalista Túlio Lemos que deverá ser candidato a prefeito pelo PSD, partido do governador.
O chefe do Executivo Estadual falou ainda que trabalha em duas frentes. A reabertura da unidade materno-infantil (Apami), cujo convênio já está firmado, mas depende da resolução de uma questão judicial, e a outra será a implantação de uma casa de cultura no município. “Essas são ações que trabalhamos muito para poder anunciar para o povo de Macau. A Central do Cidadão, mesmo não sendo uma promessa de campanha, é uma obrigação nossa enquanto gestores. Estamos mostrando com ações que não temos medo da crise, que ela não vai nos impedir de trabalhar mesmo diante das dificuldades”, falou Robinson Faria.
Sem presidente há dois anos, libaneses festejaram a substituição interina de Dilma Rousseff por Michel Temer e aproveitaram para ironizar o “único libanês” no comando de uma nação.
Temer, que tem origens libaneses da pacata cidade de Btaaboura, no norte do país, assumiu a Presidência interinamente nesta quinta-feira depois de o Senado aprovar, por 55 votos a favor e 22 contra, a abertura do processo de impeachment contra a petista.
Em entrevista à BBC Brasil, Bassam Barbar, prefeito de Btaaboura e primo em segundo grau do Michel Temer, disse esperar que o vice-presidente “una o país”.
“Agora que ele (Temer) virou presidente, eu desejo que ele una o Brasil e siga o exemplo de sua cidade ancestral Btaaboura, onde a população é unida e um filho desta cidade sempre busca o melhor. Desejo que ele resolva os problemas dos brasileiros, que estão divididos e precisam de alguém que os una”, disse.
“Mandarei uma mensagem para ele dizendo o quanto nós aqui da cidade estamos orgulhosos dele, e esperamos que ele venha nos visitar pela terceira vez, agora como presidente.”
Barbar prometeu organizar uma festa para comemorar a chegada à Presidência de Temer.
“Aqui na cidade organizaremos uma festa com dança, música (Dabke), distribuiremos flores e doces para a população”, acrescentou.
Políticos e ativistas libaneses também usaram as redes sociais para parabenizar o vice-presidente.
Em sua página no Facebook, Samy Gemayel, líder do partido cristão Kataeb (Falangistas), publicou uma foto de Temer com a frase: “Parabéns ao Líbano pelo novo presidente no Brasil”.
Já a ativista Lara Sakr escreveu “Temer é novo presidente do Brasil” acompanhado de emoticons com palmas.
Em seu primeiro pronunciamento como Presidente em Exercício, Michel Temer disse para “o povo não falar em crise”.
Temer fez uma referência a um cartaz que ele viu em São Paulo e disse que gostaria de colocar 20 milhões outdoor pelo Brasil.
O gracejo de Temer não foi bem recebido pelos petistas: “Como eles falaram tando em crise e agora depois que afastam Dilma pedem ao povo para não falar” perguntou o soldado Vasco.
BUENOS AIRES – O presidente interino Michel Temer, que assumiu o governo nesta quinta-feira após o afastamento de Dilma Rousseff, confundiu um jornalista que o entrevistava para um programa de rádio com o presidente da Argentina, Mauricio Macri.
“Como vai presidente? … Eu quero visitá-lo em breve”, disse Temer a um jornalista argentino da emissora de rádio El Mundo, pouco antes de assumir a Presidência. Durante a breve entrevista de rádio, o jornalista não esclareceu que não era o presidente que estava falando.
Temer assumiu como presidente interino, após o Senado Federal aprovar a abertura de processo de impeachment contra Dilma por crime de responsabilidade, o que significa que ela ficará suspensa por até 180 dias.
Questionado sobre a situação difícil no país, Temer afirmou que se sentia “muito calmo … preocupado com a situação, mas vamos enfrentá-la com muito entusiasmo”.
Os desembargadores Dilermando Mota e Ibanez Monteiro foram eleitos para dirigirem o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) no biênio 2016-2018, em eleição no Pleno do TJRN na sessão administrativa da Corte Estadual de Justiça, nesta quarta-feira (11). O presidente do TJ, desembargador Cláudio Santos, destacou após a definição dos nomes que os dois magistrados estarão à frente da Corte Regional Eleitoral a partir de setembro e irão presidir o pleito municipal deste ano. O critério para escolha obedeceu à antiguidade.
Dilermando Mota disse estar honrado com a escolha e pela manifestação de apoio dos demais integrantes do Pleno e que este momento marca seus 36 anos de dedicação à carreira da magistratura. Seu suplente será o desembargador Glauber Rêgo.
O colega Ibanez Monteiro também agradeceu à Corte e que está honrado em poder atuar no TRE/RN, uma corte reconhecida pelo trabalho e excelência. Lembrou que o Brasil vive um momento conturbado na política e que a Justiça Eleitoral estará firme e atenta para garantir a democracia. Ficará na suplência, o desembargador Gílson Barbosa.
A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) convocou os prefeitos das capitais e cidades médias para reunião emergencial na próxima quarta-feira (18) com objetivo de referendar documento com propostas a serem encaminhadas ao presidente interino, Michel Temer (PMDB).
O chamamento, enviado pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), presidente da entidade, divide as reivindicações em três blocos: o de medidas estratégicas para “promover o diálogo federativo”, o de medidas tidas como “urgentes” para socorro aos municípios e o de medidas denominadas “estruturantes” para o país.
Entre as propostas de curto prazo, destacam-se a busca de soluções para o subfinanciamento da saúde, a participação da União no barateamento das tarifas de ônibus e a solução para o impasse dos precatórios municipais.
Os prefeitos vão se reunir na próxima quarta em Brasília e, ao fim do encontro, uma carta será redigida e entregue a Temer, que assumiu o governo interinamente nesta quinta-feira (12) com o afastamento de Dilma Rousseff do cargo por até 180 dias, enquanto ocorrerá seu julgamento por crime de responsabilidade fiscal.
Para quem acompanha de perto as investigações das Operações da Lava Jato verifica que muitos correligionários do presidente em exercício Michel Temer são suspeitos de cometerem crimes e recebimento de propina.
Pelo menos quatro foram nomeados ministros: Romero Jucá, Alexandre Padilha, Geddel Vieira Lima e Henrique Alves.
Mas o time que suspeitos amigos de Temer é bem maior.