Nova fase da Lava Jato mira suspeitos ligados a senadores do PMDB e PT

Do UOL, em São PauloAgentes da Polícia Federal cumprem, na manhã desta terça-feira (21), mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em nova fase da Operação Lava Jato. Alguns alvos estão em Pernambuco e dois mandados são cumpridos na Bahia.

Os alvos desta etapa não são políticos, mas pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), ex-presidente de Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), atual presidente do Senado, Valdir Raupp (PMDB-RO) e Humbeto Costa (PT-PE).

Esta fase não tem relação com a delação de executivos da empreiteira Odebrecht, ainda sob análise do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo.

Em Pernambuco, um dos alvos é Mário Barbosa Beltrão, empresário ligado a Humberto Costa.

Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, outro alvo é a empresa Confederal, no Distrito Federal, ligada a Eunício Oliveira.

Agentes estão em um edifício na avenida Boa Viagem, na orla da zona sul do Recife. Em entrevista à “Rádio Jornal”, o chefe de Comunicação da Polícia Federal de Pernambuco, Giovani Santoro, afirmou que os mandados foram expedidos pelo Supremo após uma solicitação do MPF (Ministério Público Federal).

Santoro disse ainda que não poderia dar mais detalhes porque a ação corre em segredo de justiça. O material apreendido deve ser levado para análise em Brasília.

Na 33ª fase da operação, em agosto do ano passado, agentes cumpriram mandados judiciais em seis Estados, sendo um deles Pernambuco. O alvo da ação era a construtora Queiroz Galvão. (Com Estadão Conteúdo)