Flórida ordena maior retirada de moradores de sua história

 

Resultado de imagem para furação arquipélago de CamagueyDW

Após voltar à categoria 5, furacão Irma atinge Cuba e se dirige ao estado do sudeste americano, onde cerca de 5,6 milhões de pessoas receberam ordem de evacuação. Ciclone é o mais poderoso já registrado no Atlântico.

O furacão Irma voltou à categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, e está avançando neste sábado (09/09) pelo arquipélago de Camaguey, no norte de Cuba, onde a tocou terra na noite de sexta-feira, com ventos de até 260km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Segundo o NHC, o Irma seguirá avançando durante o sábado pelo norte de Cuba até fazer um giro para Noroeste, em direção à Flórida, nos Estados Unidos, onde poderá chegar entre a noite de sábado e manhã do domingo.

O governo da Flórida ordenou na sexta-feira a maior retirada de pessoas da história do estado americano. De acordo com o responsável do programa de furacões da Flórida, Andrew Sussman, perto de 5,6 milhões de moradores receberam ordem de evacuação devido aos perigos mortais do furacão.

“Não esta noite, não em uma hora. Agora”, afirmou o governador do estado, Rick Scott, a partir da capital Tallahassee, sobre a urgência que as pessoas, que receberam uma ordem de evacuação, abandonem suas residências e vão para abrigos em todo o estado.