Julgamento nesta quarta-feira poderá levar Dirceu de volta para a cadeia

Carlos-eduardo-jose_dirceu1-e1433766613267
Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves recebendo José Dirceu

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

Ex-homem forte do PT e do primeiro governo Lula, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu enfrenta nesta quarta-feira (13) julgamento que pode levá-lo de volta à prisão. A 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, vai analisar pedido de apelação do petista em processo da Operação Lava Jato.

Nesta ação, Dirceu foi condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, por ter recebido cerca de R$ 15 milhões em propina da empreiteira Engevix. Os pagamentos teriam ligação com contratos da Engevix com a Petrobras e, segundo a sentença, foram feitos sob a fachada de consultorias supostamente nunca prestadas por Dirceu.

Se a condenação for confirmada pela 8ª turma do TRF-4, Dirceu poderá ser preso novamente. A decretação da detenção, porém, não é obrigatória e dependerá da decisão dos desembargadores.

A 8ª Turma é formada por três desembargadores e atua como segunda instância dos casos da Lava Jato julgados por Moro. Nesta quarta, a sessão que pode determinar o futuro de Dirceu começa às 13h30 (horário de Brasília).