A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Rice, em Houston, Estados Unido
SÃO PAULO – A bateria de lítio usada na maioria dos dispositivos atualmente pode ser carregada até 20 vezes mais rápido quando misturada com asfalto em sua composição. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Rice, em Houston, Estados Unidos e publicada no site da instituição.
Para chegar a essa nova bateria, os pesquisadores misturaram o carbono poroso, presente na composição do asfalto, com nanofibras condutivas de carbono e esse material foi revestido com lítio. A bateria resultante do estudo dos pesquisadores foi testada em mais de 500 ciclos de recarga com “resultados bastante satisfatórios”, além do alto nível de segurança, densidade energética alta, velocidade de carga rápida.
Essas baterias com composição mista podem ser carregadas de 0% para 100% em apenas cinco minutos, porque aguentam correntes de intensidades mais altas do que uma bateria de lítio comum. Enquanto, baterias de lítio de smartphones levam em média duas horas para estarem completamento carregadas.