Arquivo diários:09/03/2021

Arthur Lira pede ajuda da China na liberação de insumos para vacina: “Governo não é apenas Executivo”


João de Mari
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encontrou com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, nesta terça-feira (9), e pediu ao país asiático que ajude na liberação de insumos para a vacina contra a Covid-19, em meio à falta de coordenação e logística do governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo documento distribuído a jornalistas, na conversa, o líder da Câmara foi claro sobre a intenção de ser um interlocutor da China para melhorar o enfrentamento ao coronavírus no Brasil.

Gilmar Mendes detona o juiz joalheiro Marcelo Bretas


Na sessão do Supremo Tribunal Federal que julga a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro nos casos de julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro Gilmar Mendes alegou que a Justiça Federal vive uma “imensa crise” e que havia, ali, a oportunidade de ser realizada uma reformulação.

Ainda durante sua fala, o ministro atrelou a crise na justiça ao “fenômeno de Curitiba” ao nacionalizar os julgamentos e se tornar um “juiz universal”.

Após tecer suas críticas, Gilmar Mendes citou a 7ª Vara do Rio de Janeiro, que tem como juiz Marcelo Bretas, e disse “não entender como esse escândalo não veio à tona”, ainda mais “é de fora frade de pedra

Câmara Municipal de Natal renova suspensão das atividades legislativas até 14 de março

Presidente Paulinho Freire

A Câmara Municipal de Natal prorrogou até o dia 14 de março de 2021 a suspensão das atividades presenciais legislativas e administrativas, ainda em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão, que mantém todas as medidas previstas no Ato 04 de 01 de março de 2021, será publicada no Diário Oficial do Município dessa terça-feira (09) e entra em vigor no mesmo dia.

Mais um aumento de combustível para o governo explicar

Ministro das Comunicações Fábio Faria tem mais uma dura missão de anunciar mais um aumento dos combustíveis

A Petrobras anunciou nesta segunda (8) novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel, com vigência a partir desta terça (9). A gasolina vendida pelas refinarias da estatal subirá 8,8%. Já o diesel terá aumento de 5,5%.

É o sexto reajuste da gasolina e o quinto do diesel em 2021, com altas acumuladas de 53% e 40%, respectivamente.

General diz que Bolsonaro está “deslumbrado com o poder”

Bolsonaro com seu ex-amigo e ministro da Justiça Sérgio Moro

Idiana Tomazelli
BRASÍLIA – Candidato bolsonarista ao governo do Distrito Federal pelo PRP em 2018, o general da reserva Paulo Chagas foi apoiador de primeira hora do presidente Jair Bolsonaro, mas hoje considera o ex-aliado um deslumbrado com o poder. “O caminho correto seria o presidente baixar a bola e entender qual é a missão dele”, disse o militar
Em postagem no Twitter, Chagas rebate quem o critica por se voltar contra o presidente e relata ter perdido seguidores por isso. “Há quem diga que não devo criticar o presidente Bolsonaro porque não temos outro capaz de liderar a direita. Ora, se entre 200 milhões de brasileiros só encontramos um narcisista deslumbrado, trapalhão e que não cumpre o q promete para nos liderar, é porque a direita não está preparada para mudar o Brasil!

Artistas, políticos, juristas e personalidades como Zeca Pagodinho, Chico Buarque e até Ciro Gomes (PDT) querem punição de Sérgio Moro

Pauta deve ser levada a debate na segunda turma do STF pelo ministro Gilmar Mendes. Teoricamente, a decisão de Fachin anula a ação em que a defesa de Lula pede a suspeição de Moro. Porém, ministros da corte estariam dispostos a levar o julgamento da ação adiante

Artistas, políticos, juristas e personalidades como Zeca Pagodinho, Chico Buarque e até Ciro Gomes (PDT) assinaram uma carta que pede que o Supremo Tribunal Federal (STF) coloque em julgamento a ação de suspeição de Sergio Moro em processo que condenou o ex-presidente Lula – que foi anulado nesta segunda-feira (8), juntamente com outros processos da 13ª Vara Federal de Curitiba relativos ao petista, pelo ministro Edson Fachin.

A carta foi escrita pelos advogados Pedro Serrano, Marco Aurélio de Carvalho, Carol Proner e a desembargadora aposentada Keranik Boujikian e pede um julgamento justo a Lula.

Endossam ainda o documentoGilberto Gil, Wagner Moura, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o ex-jogador Casagrande, além de apoiadores do petista, como Fernando Haddad e Guilherme Boulos.

Nesta terça-feira (9), a pauta deve ser levada a debate na segunda turma do STF pelo ministro Gilmar Mendes. Teoricamente, a decisão de Fachin anula a ação em que a defesa de Lula pede a suspeição de Moro. Porém, ministros da corte estariam dispostos a levar o julgamento da ação adiante.

A queda dos bacanas de Bolsonaro


por Vasco

O soldado Vasco está acreditando que o tempo vai fechar para o grupo bolsonarista do RN.
Para Vasco, os bolsonaristas de raiz já foram dizimados na eleição passada. Agora tudo leva a crer que os bolsonaristas infiltrados no governo entrarão em processo de pulverização popular. Vão pagar caro!
O valente e experiente soldado Vasco alerta que fazer projeto político confiando em prestígio e correção de prefeitos é o mesmo que achar que notas de 3 reais existem.

Ex-PM condenado pela chacina de Vigário Geral é executado na porta de casa no RJ


O ex-policial militar Sirley Alves Teixeira, um dos acusados de ter participado da chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, em agosto de 1993, foi morto na porta de casa, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, na noite do último sábado (6). As informações são do jornal Extra.

Sirley foi encontrado pelos vizinhos caído na escada que dá acesso à sua casa após ter sido executado. Segundo a reportagem, alguns moradores chegaram a relatar à polícia que acreditaram que a vítima tinha sofrido uma queda na escada, que por isso chamaram o SAMU. Quando o socorro chegou, foi constatada a morte do ex-policial, que havia sido baleado.
Ele cumpria pena em regime semiaberto e tinha autorização para trabalhar fora do presídio e também para visitar a família. Por conta da pandemia de Covid-19, Sirley estava em prisão domiciliar desde o ano passado.
Sirley foi um dos policiais militares condenados pela chacina em Vigário Geral, na zona norte do Rio. Em 2003, ele foi condenado a 59 anos e seis meses de prisão por 21 mortes e quatro tentativas de homicídio de moradores da comunidade.
Ainda de acordo com o Extra, ele também respondeu a outros processos e possuía condenação total de 105 anos, oito meses e 24 dias de prisão por crimes como extorsão mediante sequestro, roubo e homicídio. No total, ele já tinha cumprido cerca de 24 anos e oito meses de pena.