Motivado pelo descontrole orçamentário em decorrência do presidente afastado Raniere Barbosa ter efetuado gastos acima do limite orçamentário, o presidente da Câmara Municipal de Natal Ney Lopes Jr decidiu implementar mudanças na rotina da instituição a partir da próxima segunda-feira, dia 16.
Apenas em duas edições da ‘Câmara nos Bairros’, o vereador e presidente afastado, Raniere gastou R$ cerca de R$ 700 mil, comprometendo quase a totalidade da rubrica de custeio e manutenção estimada para o exercício orçamentário deste ano.
O expediente será das 8h às 14h.
As sessões ordinárias, solenes e audiências públicas serão realizadas no turno matutino (evitar gasto energia com sessões já a noite).
A partir do dia primeiro de novembro estarão suspensas as sessões solenes realizadas no plenário da Casa. Os vereadores que desejarem entregar títulos de cidadão deverão fazer em locais fora da Cêmara.
As medidas foram tomadas para reduzir os custos do Poder Legislativo, com energia, limpeza, recepções, horas extras, telefonia, serviços terceirizados etc.
O presidente Ney Lopes Júnior, reuniu os vereadores para mostrar a real situação financeira do Poder Legislativo e anunciou várias medidas e cortes nas despesas, inclusive auditoria rigorosa nos contratos em curso para adequar despesas aos limites de racionalidade.
“Não se trata de acusar ninguém, até por existirem distorções que se repetem há anos, mas devo comunicar que a situação é absolutamente crítica. Mesmo diante dessa realidade haveremos de superar as dificuldades com uma política de gestão firme e determinada, cortando despesas e racionalizando gastos. A prioridade é garantir o pagamento da folha dos servidores, a maioria humildes que precisam dos salários para viver. A expectativa é que Deus nos ajude e em janeiro já possamos trabalhar com mais tranquilidade”, finaliza Ney Lopes Jr.