Um informante do Blog do Primo disse que familiares do senador Garibaldi Alves Filhos estão tentando demover sua pretensão de disputar numa reeleição o mandato de senador.
Para pessoas ligadas ao senador alegam vários motivos para Garibaldi encerrar sua carreira política.
O motivo mais relevante é seu visível precário estado de saúde que mostra uma grande e acentuada debilidade do senador. Outro motivo é sua decadência moral em razão das suspeitas que tanto ele como o filho, deputado Walter Alves estão supostamente envolvidos e a prisão do grande chefe e operadão da família que sempre foi o ex-deputado Henrique Alves.
Os articuladores da candidatura do prefeito de Natal ao Governo do Estado estão vendo como um complicador à candidatura de Garibaldi ao Senado pelo fato de familiarizar a chapa majoritária. Segundo um membro da equipe política de Carlos Eduardo Alves a presença de dois Alves na chapa, um disputando o Governo e outro o senado, será explorada pelos adversários como abuso oligárquico.
Uma pessoa ligada ao prefeito Carlos Eduardo Alves disse que Garibaldi Alves não tem condições de exercer mais um mandato de 8 anos, que só terminaria em janeiro de 2027, isso seria muito ruim para o RN – Garibaldi já se elegeu quatro vezes senador, está na hora de se aposentar, disse o ‘carlista’..