Trump chama massacre em Las Vegas de ‘ato de pura maldade’

O Globo

WASHINGTON — O presidente dos EUA, Donald Trump, fez um pronunciamentoformal nesta segunda-feira após um atirador ter matado pelo menos 59 pessoas e ferido outras 500 num festival de música country em Las Vegas antes de se suicidar. O republicano chamou o maior ataque armado da História dos EUA de “um ato de pura maldade”, pedindo que a nação se mantenha unida frente à tragédia. Ele também agradeceu aos socorristas e policiais que agiram com rapidez no socorro das vítimas, salvando muitas vítimas. Na Casa Branca, o presidente e a primeira-dama, Melania Trump, fizeram um minuto de silêncio em homenagem aos mortos e feridos.

O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, mas o FBI não encontrou qualquer evidência de ligação do autor do ataque, o americano Stephen Paddock, de 64 anos, com grupos jihadistas islâmicos.

— Foi um ato de pura maldade. O FBI e o Departamento de Segurança Interna estão trabalhando com as autoridades locais para ajudar na investigação, e vão fornecer atualizações sobre a investigação e o seu desenvolvimento — disse Trump, antes de elogiar os socorristas: — A velocidade com que eles agiram foi miraculosa. Encontrar o atirador tão rápido após os tiros terem sido disparados é algo pelo qual nós sempre seremos gratos.