Por Edna Simão e Fábio Pupo | Valor
BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou nesta segunda-feira que os valores depositados em conta para fundação filantrópica no exterior estão todos declarados ao Banco Central (BC) e à Receita Federal. “Como tudo que eu faço”, disse em entrevista à BandNews FM sobre a criação de uma fundação nas ilhas Bermudas para gerir sua herança, a Sabedoria Foundation.
O ministro afirmou que se trata de uma entidade filantrópica e que visa investir recursos em educação no Brasil exclusivamente. Segundo o ministro, à época em que foi criada a fundação, ele dirigia uma grande empresa internacional e vivia no exterior, cumprido as regras internacionais.
De acordo com Meirelles, a pequena doação feita para abertura da fundação, assim como tudo mais a seu respeito, foi declarado no Imposto de Renda (IR). O objetivo da entidade é que, após seu falecimento, parte de sua herança seja destinada para investimentos em educação no Brasil. Meirelles disse ainda que os advogados recomendaram a criação da entidade no exterior, pois seria mais eficaz a aplicação de sua herança, ou seja, haveria uma blindagem para discussões sucessórias, por exemplo.