Arquivo diários:12/11/2017

Temer recebe ministro Gilmar Mendes, do STF, no Palácio do Jaburu

Resultado de imagem para ministro Gilmar MendesEstadão Conteúdo

O presidente Michel Temer recebeu o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no fim da tarde deste domingo (12), no Palácio do Jaburu. Segundo a assessoria de imprensa do magistrado, o encontro serviu para tratar da “reforma política e de reformas institucionais”.

O encontro não consta da agenda oficial do presidente. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) também não confirmou a reunião à reportagem. Em resposta aos questionamentos da reportagem, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto explicou apenas “não ter informações” sobre a agenda.

PF faz operação em 13 Estados para coibir fraudes no Enem

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

A Polícia Federal realizou neste domingo (12) a Operação Passe Fácil, contra suspeitas de fraude ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e com ações em 13 Estados e no Distrito Federal para coibir tentativas de inscritos de fraudar o exame.

Foram 62 mandados, 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva, segundo o delegado da PF Franco Perazzoni. Não houve prisões.

“Já temos casos de pessoas que confessaram a prática de fraudes em anos anteriores. Esses dados serão todos compartilhados com o Ministério da Educação e o Inep”, afirmou Perazzoni. “A partir dos dados colhidos hoje, a investigação terá continuidade e podemos ter desdobramentos nos próximos dias.”

Empresário acusa Fátima Bezerra e PT de “destruir a economia do RN”

O empresário Gustavo Negreiros (foto) culpou a senadora Fátima Bezerra (PT) e “seus indicados” pelos resultados que foram divulgados neste domingo 12 por Aldemir Freire, chefe da Unidade Estadual do IBGE no estado potiguar, nas redes sociais: o Rio Grande do Norte foi o estado com os piores índices da indústria do Nordeste entre 2002 e 2014 – época em que o PT governava o Brasil.

Nos gráficos publicados pelo IBGE, o RN aparece como lanterna nos índices da indústria do Nordeste entre 2002 e 2014, apresentando, em alguns setores, retração. Conforme os gráficos, o Rio Grande do Norte cresceu cinco vezes menos do que o penúltimo colocado (Ceará). O estado potiguar cresceu seis vezes menos do que a média nacional; 26 vezes menos que a Paraíba, e cresceu 33 vezes menos do que o Piaui, campeão nordestino, no período avaliado.

“Vou desenhar o que aconteceu com o RN entre 2002 a 2014. Órgãos fiscalizadores da União no Estado passaram a ser controlados pela então deputada Fátima Bezerra, nos governos de Lula e Dilma. Começaram a tratar empresários como bandidos, afugentaram investimentos, perseguiram, abraçaram o atraso como ideologia, chegaram ao ponto de propor a implosão dos hotéis da Via Costeira. Essa cambada destruiu a economia do RN, só quem não tinha opção investia aqui. Esse estudo é importantíssimo, demonstra o grau de hostilidade que os indicados da hoje senadora Fátima tatavam quem queria o progresso do RN”, escreveu Negreiros em seu perfil no Instagram.

Já o chefe do IBGE, Aldemir Freire, lamentou os números e explicou o impacto que eles produzem hoje no estado. “O Rio Grande do Norte vive uma longa crise do seu setor industrial, que vai muito além da conjuntura da recessão brasileira. O gráfico mostra que entre 2002 e 2014 a indústria de transformação cresceu apenas 0,3% ao ano. Já a extrativa encolheu a uma taxa de -2,8% ao ano. Nesse mesmo período as ‘atividades financeiras, seguros e serviços relacionados’ cresceu a 6,8% ao ano; o comércio a 6,1% a.a. e as atividades de ‘eletricidade, água, esgoto e gestão de resíduos’ cresceu a 5,1%; alojamento e alimentação a 5% a.a. No contexto do Nordeste o desempenho da indústria potiguar também ficou na lanterna. No caso da extrativa em função da grande queda da produção de petróleo e gás. Mas a crise da indústria local também é grave no segmento de transformação, que ficou estagnada de 2002 a 2014″.

Bombeiro queria incendiar greve dos policiais militares e bombeiros

Soldado bombeiro Maribondo

Nas negociações entre o Governo do Estado, policiais militares e bombeiros para evitar uma paralisação da Policia Militar e Corpo de Bombeiros, verificou-se que o agente mais duro com posições radicais foi o presidente da Associação dos Praças do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Maribondo.

O bombeiro Maribondo estava irredutível querendo incendiando as negociações, dependendo dele Natal poderia pegar fogo que os bombeiros não iriam apagar, mas prevaleceu o bom senso de todos..

Foi luta para apagar o fogo de Maribondo, disse uma fonte do Blog do Primo..

“Judiciário exerce poder autoritário na sociedade sem promover pacificação”

Por Sérgio Rodas

CONJUR

No Fórum Regional da Leopoldina, na zona norte do Rio de Janeiro, o juiz André Tredinnick aplica uma técnica alternativa para resolver conflitos como partilha de bens em um divórcio e disputa pela guarda de filho: a constelação familiar.

Nessa técnica, as partes recriam suas relações por meio de representações, que podem ser feitas por bonecos ou por outras pessoas. A ideia é que os litigantes compreendam a origem de seus desentendimentos e busquem encontrar uma saída amigável para a questão. A prática vem se mostrando eficaz: dados preliminares apontam que 86% dos processos submetidos a ela acabam em acordo.

Criada pelo alemão Bert Hellinger, sob inspiração da cultura zulu, a constelação familiar foi trazida para o Judiciário brasileiro em 2012 pelo juiz Sami Storch, que atua no interior da Bahia. Após assistir a uma palestra do magistrado, Tredinnick — que é titular da 1ª Vara de Família de Leopoldina — decidiu aplicá-la no Rio. Para isso, montou uma equipe de especialistas no assunto, que conduzem as sessões.

Agora, ele, em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, vem sistematizando os resultados da técnica, de forma a aprimorá-la e torná-la política pública. No momento, o método é empregado em 15 estados do país.

 

O juiz do Rio acredita que o Judiciário não promove pacificação social, pois é uma força autoritária, imposta de cima para baixo. Para melhorar o sistema, ele defende métodos que promovem autocomposição, a democratização da Justiça (com eleições diretas para presidentes de tribunais) e uma maior participação da sociedade na definição de políticas públicas.

Leia entrevista:

 

Continue lendo “Judiciário exerce poder autoritário na sociedade sem promover pacificação”

Carlos Eduardo Alves só disputará o Governo do Estado se Henrique Alves sair da prisão antes da eleição

Resultado de imagem para Carlos Eduardo Alves e Henrique Alves
Sem Henrique Alves para arranjar dinheiro fica difícil

Pessoas ligadas ao prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves tem dito ao Blog do Primo que ele tem revelado aos seus amigos e seus colabores íntimos que na atual situação o momento não é favorável para disputar o Governo do Estado.

O principal motivo de sua falta de motivação é a prisão do seu primo Henrique Alves. Todos sabem que Henrique sempre foi quem conseguiu arranjar dinheiro para campanha dos Alves.

Carlos Eduardo Alves tem dito que Henrique sendo solto, ele poderá ser candidato ao Governo do Estado, mas, continuando preso, a possibilidade é mínima..

Com Henrique preso, dependendo de alguns acertos ele poderá disputar o Senado..

Movimento acelerado na Justiça Federal do RN

Juiz Guimarães que tem decretado prisão de várias pessoas, embora o TRF em Recife reforme suas decisões

Sexta-feira à tarde foi visto um grande movimento da sede da Justiça Federal aqui de Natal.

O procurador da República Rodrigues Teles estava pouco pachorrento nos corredores em direção ao plantão judiciário que foi exercido pelo juiz cearense, condenador e prendedor Eduardo Guimarães..

Um advogado disse ao Blog do Primo que o Ministério Publico Federal quando pede busca e apreensão ou para decretar prisão sempre espera que o juiz Guimarães esteja no plantão, o magistrado dos Guimarães de José  Genuíno e do deputado federal  José Guimarães do Ceará sempre faz o que pede os procuradores da República.

A Policia Federal está de sobreaviso..

 

Athina Onassis e Doda Miranda selam a paz

Athina e Doda em 21014 (Foto: Europa Press/Europa Press via Getty Images)
Athina e Doda em 2014, antes de ela iniciar o processo de divórcio (Foto: Europa Press/Europa Press via Getty Images)

Revista Época

O processo de divórcio mais comentado do hipismo e do jet-set internacionais chegou a um final feliz. Athina Onassis e Doda Miranda divulgaram um comunicado nesta sexta-feira (10) dizendo que os dois, enfim, selaram um acordo. Única herdeira da fortuna estimada em US$ 3 bilhões deixada por seu avô, o armador grego Aristóteles Onassis, ela pediu a separação em março de 2016.

“A sra. Athina Hélène Onassis e o sr. Alvaro Alfonso (Doda) de Miranda Neto anunciam que chegaram a um consenso mútuo em relação ao divórcio. Eles concluíram de forma amigável todos os termos do processo e pedem, gentilmente, que sua privacidade seja respeitada. Não haverá nenhum comentário adicional sobre o tema”, diz a nota.

Recentemente, Doda, que foi medalhista olímpico em Atlanta (1996) e Sydney (2000), havia obetido sua primeira vitória na espinhosa batalha judicial em que tinha se transformado o processo de divórcio com Athina, com quem foi casado por mais de dez anos.

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu uma liminar em favor do atleta para que ele voltasse a ter acesso novamente aos equipamentos esportivos que ficaram no centro de treinamentos de cavalos que ele e a ex-mulher fundaram na cidade de Valkenswaard, na Holanda.

Desde agosto de 2016, ela havia proibido o cavaleiro de entrar no local e montar os cavalos que ele havia treinado, incluindo Cornetto K, com que Doda disputou a Olimpíada do Rio. O motivo que Athina alegou inicialmente para a separação foi adultério. Neste ano, no entanto, desistiu desta tese. A disputa da partilha dos bens amealhados pelo casal na última década passa pela Grécia, por Mônaco e pelos Estados Unidos.