A redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre de 2017 se limitou a sete Estados brasileiros. Nos outros, houve estabilidade, informou nesta sexta (17) o IBGE. No trimestre, a taxa de desemprego foi de 12,4%, contra 13% no trimestre anterior.
Além disso, tem sido puxada por empresas informais e por trabalhadores considerados subutilizados, aqueles que trabalham menos horas do que gostariam.
De acordo com o IBGE, no terceiro trimestre apenas , Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio, Goiás, Alagoas, , Ceará e Roraima tiveram redução do desemprego. Em São Paulo, a taxa de desemprego ficou estável em 13,2%, acima da média nacional.
O número é menor do que na comparação entre o segundo e o primeiro trimestres, quando 11 Estados tiveram queda no desemprego -mas, em outros dois, Rio e Pernambuco, houve alta.
aquele trimestre, a taxa de desemprego nacional também caiu, de 13,7% para 13%.
De acordo com o IBGE, a maior taxa de desemprego entre os Estados no terceiro trimestre foi registrada em Pernambuco: 17,9%. Já a menor, de 6,7%, foi verificada em Santa Catarina.
“É visível, tanto aqui no Rio como em outros Estados, a presença desses trabalhadores nas ruas. E o canal é quase sempre o mesmo, o serviço de alimentação”, comentou Azeredo.
Fonte: Folha Press