Depois da descoberta de uma mutação do novo coronavírus no Reino Unido, países da América Latina decidiram fechar suas fronteiras para viajantes procedentes do país.
A Argentina impôs quarentena de 7 dias para passageiros e tripulação de um voo que chegou na manhã desta 2ª feira (21.dez.2020) do Reino Unido e vai suspender todos os voos que saem para ou chegam do país a partir de 3ª feira (22.dez).
A Colômbia suspendeu voos e impôs quarentena de 14 dias para os que chegaram há menos de 8 dias.
“As pessoas que chegaram à Colômbia do Reino Unido nos últimos oito dias devem entrar em confinamento solitário por 14 dias, e aqueles que estiveram no Reino Unido há mais de 14 dias serão chamados pelo mecanismo de monitoramento e controle para receber informações”, disse o presidente colombiano, Iván Duque.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, pediu aos cidadãos salvadorenhos que estão na Europa que agilizem seu retorno ao país antes que medidas sejam tomadas. Ele proibiu a entrada de viajantes que tenham estado no Reino Unido.
O Peru também suspendeu voos diretos ou com escala no Reino Unido.
A nova cepa teria tido origem em Londres ou em sua região metropolitana e pode ser 70% mais contagiosa do que o Sars-CoV-2, o coronavírus que provoca a covid-19.
Na Europa, França, Itália, Áustria, Alemanha, Bélgica, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Portugal e Bulgária suspenderam voos procedentes do Reino Unido ou que tenham o país como destino.
A nova mutação do vírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) também foi detectada em pelo menos outros 3 países: Dinamarca, Holanda e Austrália.
PODER360