China começa a construir fábrica para produzir vacina de mRNA contra Covid-19

A China começou a construir uma instalação para fabricar sua primeira vacina candidata contra a Covid-19 que usa a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), segundo informou a mídia estatal nesta segunda-feira (21). A tecnologia de mRNA contém instruções para células humanas fazerem proteínas que imitam parte do novo coronavírus e é usada em vacinas da Moderna Inc, bem como da Pfizer Inc e BioNTech. Ambas as vacinas obtiveram altos índices de eficácia e já tiveram aprovação para uso emergencial nos Estados Unidos, entre outros países.

A expectativa é que a fábrica esteja operacional dentro de oito meses, informou o China News Service. O imunizante em questão, hoje, ainda se encontra nos estágios iniciais dos testes clínicos.

A potencial vacina de mRNA chinesa está sendo desenvolvida em conjunto pela Academia de Ciências Militares (AMS), Walvax Biotechnology e a Suzhou Abogen Biosciences.

A instalação terá uma capacidade anual de produzir inicialmente 120 milhões de doses.

A vacina candidata, conhecida como ARCoV ou ARCoVax, entrou em um ensaio clínico de Fase 1b em outubro, após um ensaio de Fase 1 que começou em junho, mostram os dados no site do Chinese Clinical Trial Registry.

Pelo menos cinco potenciais vacinas chinesas já entraram nos testes clínicos de Fase 3 – três das quais já foram dadas a pessoas com alto risco de infecção por meio do programa de vacinação de emergência da China.

Essas três são vacinas inativadas, que usam versões inativadas ou mortas do vírus que não podem se replicar em células humanas para desencadear respostas imunológicas.

CNN BRASIL

Deixe um comentário