Proposta no Senado quer colocar prazo de validade em dinheiro

Para autor da proposta, ideia é evitar o “entesouramento” de dinheiro e estimular a sua circulação, a fim de dinamizar a economia

InfoMoney

SÃO PAULO – Começou a tramitar no Senado uma proposta que visa restringir o período de tempo que cada brasileiro pode guardar notas de dinheiro. Caso seja aprovado, o Projeto de Lei n° 435, de 2017, irá definir datas de validade para as cédulas de papel-moeda, que será definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Segundo o autor da proposta, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o projeto se justifica porque “a aprovação do presente Projeto de lei evitará que a moeda guardada impeça um maior dinamismo da economia”. Para ele, a ideia é evitar o “entesouramento” de dinheiro e estimular a sua circulação, a fim de dinamizar a economia.

Pelo texto, assim como ocorre com alguns elementos das notas, como a figura da República, a tarja contendo a palavra “REAIS” e os números indicativos do valor das cédulas, o prazo de validade também seja incorporado em alto-relevo.

A proposta está disponível no portal E-cidadania para que a população possa dar sua opinião e até a noite desta quarta-feira (8), eram cerca de 3.500 votos contrários e apenas 56 favoráveis.