Crivella seria indicado para assumir ministério em troca de apoio a Lira

O prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, seria indicado pelo Republicanos para assumir uma pasta do governo Jair Bolsonaro no início de 2021. A informação foi confirmada pela CNN Brasil com fontes da Executiva Nacional do partido. Crivella era cotado para comandar o Ministério da Cidadania ou a Secretaria de Trabalho, no entanto, após a prisão do bispo licenciado da Igreja Universal, a ideia foi deixada de lado.

A CNN apurou que a decisão do partido de indicar Crivella foi tomada no início de dezembro. Isso porque, após perder as eleições municipais para Eduardo Paes (DEM), ele ficaria sem cargo. Assim, quando o Republicanos decidiu retirar a candidatura do deputado Marcos Pereira (SP) à presidência da Câmara dos Deputados para apoiar o candidato do Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL), e teve em troca a promessa de que assumiria um ministério ou uma pasta com status de ministério, foi dito a Crivella que ele teria um dos cargos.

Segundo interlocutores, inicialmente a ideia do partido era que o comando do ministério ficasse com o próprio Marcos Pereira, que também é presidente do partido e tem o cargo de deputado federal. Porém, ele teria recebido apelos da bancada evangélica no Congresso Nacional para indicar o agora prefeito afastado, Marcelo Crivella.

Perguntando sobre a indicação de Crivella para uma pasta do governo federal, o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, disse desconhecer a informação.

No dia 10 de dezembro, Crivella teria se encontrado com Bolsonaro no Palácio do Planalto. Fontes disseram à CNN que na visita de cortesia a possibilidade de o prefeito afastado do Rio assumir um cargo no alto escalão do governo federal foi discutida, mas o martelo não foi batido. Questionado, o Palácio do Planalto não comentou o encontro.

Crivella foi preso na terça-feira (22), em ação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ). A prisão foi um desdobramento da Operação Hades, que investiga um suposto ‘QG da Propina’ na Prefeitura do Rio. Desde quarta (23), o prefeito do Rio está em prisão domiciliar com tornozeleira, após passar uma noite na Cadeia Pública José Frederico Marques, na zona norte do Rio de Janeiro.

CNN BRASIL

Deixe um comentário